Muitos empreendedores escutam que uma das chaves do sucesso para construir negócios bem-sucedidos é ser inovador e assim constituir diferencial competitivo frente à concorrência, mas afinal como conseguir ser inovador em um mundo onde parece que tudo já foi criado?

Não vou aqui me utilizar dos velhos clichês e falar que é uma questão muito ampla e complexa e blábláblá, pois se você chegou até aqui é porque você precisa de respostas e não de mais um texto genérico que não vai te levar a lugar algum, estou certo?

Aqui vou expor o meu modelo simplificado, resultado de horas de reflexão e estudos sobre o tema. Ciente que ainda tem muito a me aprofundar sobre ele, tento aqui auxiliá-los em uma forma de pensar que gera inovação, porém não a única!

Engana-se aquele que pensa que para algo ser inovador necessariamente tem que ter aporte de tecnologia e por conseguinte só consegue gerar inovação quem tem uma pequena fortuna para investir em pesquisa e desenvolvimento.

Tudo que tenho visto de inovador nos últimos tempos consegui agrupar pela sua origem em três distintas formas de pensar.

1 Criar algo nunca visto para resolver problemas presentes ou latentes.

Geralmente nesta linha de pensamento para geração de inovação busca-se estar atento ao mundo ao seu redor ou um cenário futuro provável para tentar desenvolver soluções nunca antes testadas.

Nesta forma de pensar sobre inovação, provavelmente o papel da pesquisa e desenvolvimento será bastante significativo e a necessidade de investimentos uma realidade.

2 utilizar algo que já existe (ou combinação de coisas que já existem) na solução de problemas, os quais não eram o foco primeiro do desenvolvimento da solução (produto ou serviço).

Pouco tempo atrás, encontrei nas lojinhas de Santo Amaro um squeeze com um borrifador incorporado, ambos já existiam. O squeeze para os esportistas se hidratarem e o borrifador para auxiliar na limpeza de superfícies.

Porém, alguém se atentou que nas academias, além de se hidratar, os esportistas precisavam reduzir a temperatura corporal para perder menos água e acreditou que o borrifador de limpeza se acoplado no squeeze poderia resolver os dois problemas.

Consegui comprar um e no dia seguinte quis comprar outro, porém já não encontrei mais … e desde então continuo procurando …

Esse squeeze vendeu como pão quente … um sucesso de vendas e um excelente exemplo da segunda forma de pensamento que gera inovação.

3 Outra forma de pensar que gera inovação é a busca da eficiência em algo.

Fazer mais com menos recursos e em menos tempo faz você entrar em um estado mental que faz você explorar em profundidade uma questão e geralmente é durante este processo que algumas boas ideias surgem.

Espero que com este artigo tenha apontado algumas possíveis formas de pensar sobre o mundo e os problemas que nos cercam, para a partir daí entrar em estado de prontidão mental propício à geração de inovação.

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