Vivemos na época do marketing pessoal impulsionado pelas redes sociais, até aí nenhum problema…

O problema começa quando temos que escolher e depositar nossa confiança e recursos nas mãos de profissionais que se vendem como experts em determinados assuntos, mas não performam na mesma proporção que se vendem.

São várias as agências que se ocupam de criar a “persona” do profissional acima de qualquer questionamento, muitos profissionais comuns viram verdadeiras sumidades depois de serem embalados e repaginados por essas agências, mas como identificar esses “cavalos paraguaios”?

-Desconfie daqueles que dizem que sabem tudo e que podem resolver tudo!
As áreas do conhecimento são muitas e dificilmente uma pessoa normal pode ter se aprofundado em todas elas e acumulado experiência para resolver qualquer tema.
O que tenho visto é muita gente que passa por um tema de uma forma superficial e sai com a cara e a coragem (e dinheiro alheio) se propondo a resolver os males do mundo.
“ Da Vincis e Michelangelos” foram poucos na história da humanidade!

-Busque a consistência entre discurso e formação.

Ninguém vira um profissional robusto em uma área do conhecimento em meia hora de estudo e meia dúzia de pesquisas do Google.

Procure verificar se a formação em termos qualitativas e quantitativos é compatível com a lista de capacidades que o profissional diz ter.

Cheque notas, reputação das instituições e até converse com colegas de turma do seu profissional alvo.

-Não confunda a reputação do profissional com a reputação das empresas pelo qual ele passou.

Um grande erro é intuir que a performance de uma pessoa é alta porque as empresas que ela passou são empresas de sucesso.

Ninguém faz nada sozinho, as empresas que têm sucesso geralmente conseguiram formar times robustos.

Muito cuidado com o currículo do LinkedIn, ele aceita tudo e acaba virando a projeção do profissional que a pessoa gostaria de ser e não efetivamente o que ela é!

Novamente cheque as informações, converse com os colegas de empresa do seu profissional alvo, verifique a credibilidade daqueles que dão recomendações, ateste realizações.

Por fim, saiba que perfeição não existe! Uma boa estratégia ao contratar os trabalhos de um profissional e dividir o risco, atrele parte da remuneração dos serviços prestados à performance nas entregas, isso fará com que você traga para o seu projeto profissionais que têm genuína confiança em sua capacidade de realização.

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